»

May 03

Talk “Modelagem e Controle Ótimo Aplicados ao Estudo do Movimento Humano”

Palestrante convidado: Marko Ackermann, Assistant Professor, Department of Mechanical Engineering, Centro Universitário da FEI.

Data: 05/maio/2016 (quinta-feira) – 17h00 – 18h00

Resumo: Simulações computacionais do movimento humano encontram aplicação em diversas áreas incluindo reabilitação, tecnologia assistiva, ciência do esporte e até mesmo exploração espacial. Há fortes evidências de que humanos e animais locomovem-se de forma a minimizar critérios de desempenho tais como custo energético, o que permite que a simulação preditiva do movimento seja formulada como um problema de controle ótimo. Com o aumento do poder computacional e o aperfeiçoamento de algoritmos de otimização, a utilização da técnica de controle ótimo aplicada ao estudo do movimento humano vem crescendo rapidamente nos últimos anos com a utilização de modelos biomecânicos cada vez mais complexos. Esta palestra apresentará modelos biomecânicos do sistema musculoesquelético, introduzirá um método eficaz de solução de problemas de controle ótimo e discutirá aplicações nas áreas de reabilitação, tecnologia assistiva e locomoção extraterrestre.

Seminários em Engenharia Biomédica – 2016

Local: Sala A1-S201, campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC,

Rua Arcturus, 3. Jardim Antares. São Bernardo do Campo, SP, CEP 09606-070.

Mapa: https://goo.gl/maps/c9hoBqaF98z