Avaliação da demanda músculo-esquelética

A avaliação da demanda músculo-esquelética do usuário de cadeira de rodas consiste em estimar as forças e troques articulares do punho, cotovelo e ombro (de um ou ambos os membros superiores) do usuário de cadeira de rodas durante a locomoção com cadeira de rodas.

wpa

Preparação do sujeito para avaliação biomecânica.

O objetivo desta avaliação é que a quantificação das demandas mecânicas pode ser útil para compreender questões relacionadas à eficiência da propulsão e lesões no sistema músculo-esquelético. Para quem conhece biomecânica, esta avaliação é similar à análise clínica da marcha, mas para os membros superiores. Nesta avaliação são utilizados os recursos mais complexos do laboratório, onde o movimento tridimensional de cada segmento é registrado pelas câmeras, as forças sobre as mãos do cadeirante são medidas com o equipamento SmartWheel (OutFront, EUA) e outras forças são estimadas por meio de um modelo antropométrico do indivíduo. Por meio de um procedimento conhecido como dinâmica inversa em biomecânica, integra-se todas estas informações para estimar as forças e torques internos no membro superior.

Método de avaliação

Nós utilizamos o estado da arte em Biomecânica para a avaliação da demanda músculo-esquelética do usuário de cadeira de rodas.

Relatório da avaliação

Todo participante que realizar a avaliação da demanda músculo-esquelética receberá um relatório com os resultados da avaliação que inclui seus padrões médios. Uma animação da seu movimento também será disponibilizada e poderá ser visualizada por meio do software fFree CMO Reader (baixe este software no site da C-Motion e veja aqui como instalar).

 

Exemplo de animação da avaliação do cadeirante:

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.