Avaliação cinemática da técnica de propulsão

A avaliação cinemática da técnica de propulsão do usuário de cadeira de rodas consiste em descrever o padrão do movimento da mão do cadeirante no plano sagital durante a locomoção com a cadeira de rodas manual.

Esta descrição é importante porque permite avaliar aspectos da técnica de propulsão que podem estar relacionados a eficiência da propulsão e lesões no sistema músculo-esquelético.

Os padrões típicos de propulsão da cadeira de rodas são mostrados na figura a seguir.

wc_patterns

Exemplos dos quatro padrões de propulsão da cadeira de rodas tipicamente observados em cadeirantes. Arc: arcing; SC: semicircular; SLOP: single loop over propulsion; DLOP: double loop over propulsion. Resultados de medições no BMClab.

A avaliação cinemática da técnica de propulsão é relativamente simples e rápida e pode ser realizada com a própria cadeira de rodas do indivíduo, seja qual for o tamanho. Esta avaliação pode até mesmo ser reproduzida em outro local e por outra pessoa; clique aqui para ler um resumo com descrição técnica de uma versão desta avaliação (trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Biomecânica em 2015).

Você receberá um relatório descrevendo sua técnica de propulsão da cadeira de rodas como o modelo a seguir.

Relatório Wheelchair

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.