↑ Voltar para Serviços

Avaliação Biomecânica da Corrida

O BMClab oferece um serviço de avaliação biomecânica da corrida gratuito para a comunidade de corredores mediante encaminhamento por profissional de saúde especializado na área. 

A avaliação biomecânica da corrida não tem objetivo de ser um exame diagnóstico de sua saúde ou substituir qualquer outro exame indicado por algum profissional de saúde. Caso tenha sido indicado para você realizar a avaliação da corrida, consulte este profissional para saber se nossa avaliação é adequada.

Como realizar a avaliação

A avaliação biomecânica da corrida é um serviço gratuito oferecido pelo BMClab a qualquer indivíduo saudável que atenda alguns critérios incluindo (mas não apenas):

  • Ter idade igual ou acima de 60 anos de idade. Os voluntários devem apresentar o resultado de um exame ergométrico, com validade de até 6 meses anteriores ao teste, que ateste a aptidão física para a avaliação;
  • Ter estatura entre 1,60 e 1,80 metros;
  • Praticar corrida com frequência igual ou acima de 2 vezes por semana e com volume de treino semanal acima de 15 km;
  • Ter capacidade em manter um pace médio abaixo de 5’30” minutos ou velocidade média acima de 11 km/h em corrida de 5 à 10 km;
  • Ter familiaridade em corrida em esteira;
  • Não apresentar dor ou lesão que tenha afetado os treinos nos últimos 6 meses;
  • Não ser portador de doenças cardíacas e/ou neurológicas.

Caso você atenda os requisitos acima preencha o formulário (link) para avaliarmos o seu perfil e disponibilidade para fazer a avaliação. Em caso de dúvidas ou informações adicionais, entre em contato pelo e-mail bmc.ufabc@gmail.com ou telefone 11 2320-6435.

Orientações para realizar a avaliação

Caso você tenha agendado uma avaliação conosco, aqui vão algumas recomendações:

  • Não tomar medicamento (analgésico, anti-inflamatório, etc.) em até 24 h antes do teste;
  • Não treinar ou fazer atividade física intensa em até 24 horas antes do teste;
  • Não passar creme ou algum produto oleoso na pele no dia do teste.

O que você será solicitado a fazer durante a avaliação?

Você será solicitado a andar e correr em uma esteira instrumentada nas velocidades de 5 km/h e 11 km/h, respectivamente. Você também será solicitado a andar e correr em diferentes condições de cadência (passos por minuto) com e sem o auxílio de um feedback auditivo (metrônomo). Iremos fixar marcadores refletivos e sensores na sua pele usando fita dupla face para registrar a posição (e orientação) dos segmentos do seu corpo e a ativação de alguns músculos durante a marcha. Portanto, pode ser necessário remover os pelos de pequenas áreas da sua perna com o uso de um lâmina de barbear e realizar uma limpeza de pele. Também será necessário fixar um sensor, por meio de fita adesiva na região dos glúteos. Isto é necessário para assegurar o registro correto da ativação dos seus músculos pelos sensores. Além do teste na esteira, iremos medir a força de alguns músculos da sua perna como os extensores do quadril, joelho e tornozelo usando um dinamômetro isocinético. Por fim, iremos quantificar o alongamento do seu tendão calcâneo sob a influência de carga usando um ultrassom de imagem.

A duração aproximada da avaliação é de 3 horas.

Nós utilizamos o estado da arte em Biomecânica para a avaliação tridimensional da cinemática e cinética da corrida. Clique aqui para saber mais sobre o método de Avaliação Biomecânica da Corrida

Relatório da avaliação

Todo participante que realizar a avaliação biomecânica da corrida receberá um relatório com os resultados da avaliação que inclui seus padrões médios de ambos os lados direito e esquerdo e os padrões médios (±1 desvio padrão) de um conjunto de dados normativos (veja um exemplo no final desta página). Uma animação da sua corrida também será disponibilizada e poderá ser visualizada por meio do software Free CMO Reader (baixe este software no site da C-Motion e veja aqui como instalar).

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.

Exemplo de animação e do relatório da avaliação biomecânica da corrida:

 

 

 

 

Método de Avaliação Biomecânica da Corrida

A prática de corrida de rua tem se tornado cada vez mais popular e em particular tem tido um interesse crescente da população idosa. Certamente a popularidade da corrida reflete um aumento da preocupação com a qualidade de vida e com o envelhecimento saudável. Entretanto, um número elevado de lesões em decorrência da prática de …

Ver página »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *